Aposentados e pensionistas devem fazer anualmente a prova de vida para evitar a suspensão do pagamento do benefício. O processo pode ser feito via aplicativo SouGov para os beneficiários que possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem não tem biometria cadastrada deve fazer a prova de vida no banco em que recebe a pensao ou aposentadoria.

Para você, aposentado ou pensionista do governo federal, possui biometria cadastrada o portal SouGov Notícias preparou um passo-a-passo completo para facilitar a sua vida.

Veja cada etapa para fazer a prova de vida digital

  1. Instale o aplicativo SouGov.br no seu celular (em breve o acesso poderá ser via computador – desktop);
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no Menu (ao lado da logo SouGov.br) e depois em “Prova de vida”;
    prova de vida digital abertura do aplicativo prova de vida digital abertura do aplicativo segundo passo
  3. Podem aparecer três situações: Regular (não precisa fazer a prova de vida agora); Pendente ou Em atraso. Nestas duas últimas opções é necessário fazer a atualização. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o envio da prova de vida digital;
    prova de vida digital instruções prova de vida digital instruções 2 prova de vida digital instruções 3
  4. Veja as orientações, confirme que possui os pré-requisitos para solicitar a prova de vida digital e clique para abrir o aplicativo MeuGov.br;
    prova de vida digital orientações prova de vida digital instruções 2 prova de vida digital orientações 3
  5. No MeuGov.br clique em “Entrar com gov.br”. Informe o CPF e clique em “Avançar”. Digite a senha cadastrada e clique em “Entrar”;
    prova de vida digital meugov prova de vida digital autenticacao prova de vida digital meugov senha
  6. Autorize e valide o procedimento. Primeiro clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”;
    prova de vida digital autorização prova de vida digital revalidação
  7. Permita que o aplicativo grave fotos e vídeos, clique em “Permitir”;
    prova de vida digital autorização
  8. Veja as orientações sobre como fazer a fotografia (esteja em ambiente iluminado e não utilize chapéu, boné ou óculos escuros) e clique para prosseguir;
    prova de vida digital foto prova de vida digital validação facial
  9. Centralize o seu rosto no círculo e clique na imagem que faz referência à fotografia (abaixo da imagem do seu rosto);
    prova de vida digital centralize o rosto prova de vida digital tire a foto
  10. Validação facial cadastrada com sucesso! Pronto, agora basta acompanhar a regularização da prova de vida no aplicativo SouGov.br.
    prova de vida digital validação concluida com sucesso

 

E aí, fez a prova de vida? Conseguiu fazer todas as etapas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa redação (contato@sougov.com.br).

O Portal SouGov Notícias é um canal de informação jornalística, sem vínculo com os criadores do aplicativo.

 

 

13Comentários

  • MARIA SONIA ULISSES TEIXEIRA DA MOTA, 24/05/2021 @ 09:46 Reply

    báo consigo terminar fica no código

    • Redação, 24/05/2021 @ 14:26 Reply

      Observe se há alguma mensagem de erro.

  • Celia Fonseca Ramalho, 01/07/2021 @ 14:08 Reply

    Minha mãe não tem biometria cadastrada , é cadeirante e vive numa clinica geriátrica. Só sai para hospital ou exames, acho que existem milhares de casos assim, pelo menos na clinica de 30 pessoas há algumas. No entanto não vi orientação para este caso. Antes era cadastrada e ia um servidor na clinica para fazer a prova de vida. No inverno do RS tirar uma pessoa idosa é risco de pneumonia, cadeirante há muitas dificuldades. Por que não tem a orientação se assim era feito antes?

  • José Ivanildo, 11/08/2021 @ 23:00 Reply

    Fiz o cadastro mas não consigo ter acesso aos serviços

  • Álvaro Geraldo Guimarães, 14/09/2021 @ 17:04 Reply

    preciso de informações e esclarecimentos quanto a prova de vida de curatelado e contracheques rde anos retroativos do ministério dos transportes
    Os telefones (62) 20202980/20202929/20202981/20202923/20202967/20202996/20202915 NINGUEM atende e pelo site não consigo o que desejo por se tratar de um assunto complexo e burocrático. Preciso de ajuda. URGENCIA

  • Álvaro Geraldo Guimarães, 14/09/2021 @ 17:16 Reply

    como conseguir contracheques de anos retroativos do ministerio dos transportes e informações sobre prova de vida de curatelado. site não informa e telefone NINGUEM atende

  • EUCLIDES bORGHETTI, 28/09/2021 @ 16:14 Reply

    Já baixei os dois app (gov.br e sougov.br) em meu celular e fiz a minha prova de vida, porém consta como “Pendente” e no item “Validação por Biometria Facial”, ao lado de um X em vermelho, está escrito “Requer Nova”.
    Quando sigo as orientações e clico em “Instruções para a Prova de Vida”, aparece a tela com “ponto de exclamação” dentro de um triangulo azul e abaixo a informação “Você não tem permissões para visualizar esta tela”. Abaixo dessa frase esta uma moldura azul com a palavra “login”.
    Feito o login o aplicativo volta para a tela inicial “Olá Euclides”.
    No PC não consigo baixar o SouGov.br porque pede para baixar diversos aplicativos.
    Qual a solução?

  • veronica fatima lima de souza, 06/11/2021 @ 21:46 Reply

    nao consigo entrar fui bloqueada como desbloquear

  • maria de aquino barros babbni, 07/04/2022 @ 11:20 Reply

    O salário não saiu esse mes, gostaria de saber qual o motivo

  • Edlaine Santos, 22/04/2022 @ 14:11 Reply

    baixei o aplicativo no cel da minha mãe não consigo ter acesso app pq fica jogando para o site e depois fica pra elevar o nivel da conta e não sai disso como eu consigo ter acesso preciso de ajuda

  • Elisabet Gonçalves Moreira, 19/09/2022 @ 09:56 Reply

    Tentei várias e várias vezes tirar a foto… não dá certo. Não sei mais o que fazer

  • Revisão da Vida Toda: entendendo o impacto na Aposentadoria, 20/03/2023 @ 12:50 Reply

    […] analisar o caso de João, um trabalhador que se aposentou aos 65 anos. Durante os primeiros 15 anos de sua carreira, João teve um salário de contribuição elevado, […]

  • kelly, 03/05/2023 @ 09:15 Reply

    O Sr conseguiu resolver essse problema do “requer nova”. Estou na mesma situação e nao consigo resolver. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *