O servidor público ativo, aposentado e pensionista do Poder Executivo Federal tem um novo canal de relacionamento e plataforma de serviços; o SouGov.br. Veja neste artigo como proceder com a instalação e cadastro no aplicativo que irá substituir o Sigepe e outras plataformas vinculadas à gestao de pessoas dos servidores federais.
O novo aplicativo possibilita acessar serviços como férias, contracheque, prova de vida, atestado médico entre outras. Para acessar é necessário ter um telefone celular conectado à Internet e possuir cadastro no site Gov.br.
Cadastro no Gov.br
O portal Gov.br é voltado para toda população brasileira. O cadastro é necessário para solicitar serviços e realizar solicitações em diversas instâncias do governo federal. Pedidos do INSS ou Auxílio Emergencial, por exemplo, são realizados a partir do registro de dados no portal. Para acessar o SouGov.br, os servidores públicos, aposentados e pensionistas devem ter registro no Gov.br.
Se você não tem o cadastro no portal Gov.br, confira agora como fazer:
- Acesse o site: www.gov.br;
- Verifique se já tem uma conta digital do seu CPF;
- Se não tiver aparecerá a mensagem informando que ainda não possui conta para o CPF.
- Escolha a opção número do CPF;
- Digite o CPF e o nome completo;
- Aceite os termos e clique em avançar;
- Informe o nome da sua mãe o ano e o mês do seu nascimento;
- Informe o seu e-mail ou telefone para receber o código de ativação;
- Verifique no seu e-mail ou no telefone o código de ativação de 6 dígitos;
- Insira o código no campo clique em avançar;
- Crie sua senha no portal gov.br e;
- Clique em concluir essa senha.
É importante frisar que esses dados são confidenciais e não devem ser informados a terceiros.
Instalação do aplicativo SouGov.br
Com o cadastro concluído no portal Gov.br é o momento de proceder com a instalação do aplicativo SouGov.br. O serviço está disponível no Play Store para aparelhos do sistema Android e IOS (Apple). Instale a sua opção a partir dos links abaixo:
O acesso ao SouGov.br é com os mesmos dados de login e senha do portal Gov.br.
Permita receber informações do aplicativo. Essa escolha é importante por questões de segurança. Qualquer solicitação de serviço ou divulgação de informações importantes aos servidores, aposentados e pensionistas.
Assim que acessa a primeira vez, o usuário é direcionado a área de privacidade, onde pode ser visualizada qual o selo está cadastrado. O selo é uma forma de segurança para acessar os serviços disponíveis no SeuGov.br.
Uma forma de obter o selo prata é informar os dados de cadastro no sistema Sigepe / Sigac.
A partir de agora o acesso será pelo CPF e com essa senha do Gov.br.
87Comentários